quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça um pouco dos Mestres

Conheça um pouco dos Mestres que ensinarão um pouco do ABC da Capoeira a quem quiser aprender!




Mestre Limãozinho

Jose Carlos dos Santos, Mestre Limãozinho, nascido na cidade de Salvador em 15/09/1957. Começou a praticar capoeira em 1965 e foi formado em 3 de dezembro de 1972 pela Academia de Capoeira Quilombos dos Palmares do seu tio Mestre Paulo Limão, no mesmo espaço onde iniciou. Atualmente Mestre Limãozinho realiza workshops difundindo a cultura da capoeira angola, através de sua prática e também através de oficinas que tenham como tema os histórias da capoeiragem assim como significados de cantigas e símbolos da capoeira.



Mestre Suassuna

Reinaldo Ramos Suassuna, ou Mestre Suassuna. Fundou em 1967, o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro em São Paulo, e é considerado um dos maiores difusores da capoeira internacionalmente. Nascido em Ilhéus na Bahia em 1938. Sua relação com a capoeira começou devido a um problema de paralisia infantil. O médico recomendou que praticasse um esporte que não fosse futebol, e sob a influência de dois amigos que tinham iniciado na capoeira, mais os cuidados médicos, começou a praticar a arte brasileira a contragosto, em meados dos anos 50. Em meados dos anos 60, Mestre Suassuna já tinha “pegado gosto” pela capoeira, e brilhava na Bahia com suas apresentações. Conseqüentemente, surgiram convites para ir ao exterior e a outros Estados. Sua missão era difundir a capoeira como folclore e esporte. Em 1967, junto com Mestre Brasília fundou a Associação de Capoeira Cordão de Ouro, por se tratar de Besouro Cordão de Ouro, um capoeirista anterior a divisão Angola / Regional. Ele foi o criador da sequência chamada miudinho.



Mestre Bigo

Francisco Tomé dos Santos Filho, conhecido como mestre Bigo e também como Francisco 45. Iniciou na capoeira em 1954 com mestre Pastinha. “Jogando capoeira, eu sou criança.” É natural do município de Vera Cruz, Ilha de Itaparica. Aprendeu tudo com Mestre Pastinha. “Não tive nenhum outro mestre. Foi só ele. Para mim, é só Pastinha” orgulha-se. Atualmente é mestre do Grupo/Academia Capoeira Angola Ilê Axé em São Paulo capital, na zona sul. Em plena atividade na capoeira o mestre está presente ativamente em rodas, eventos além das aulas e festas que acontecem na Ilê Axé. Uma marca do mestre é a grande produção de berimbaus seja Gunga, médio, viola e até belas miniaturas.



Professor Caverna

Paulo Henrique de Oliveira, conhecido também como Professor Caverna. É natural do Limeira, cidade do interior de São Paulo. É presidente da Associação de Capoeira Regional – Mestre Bimba. Uma associação que foi criada para resgatar, manter e difundir a Capoeira Regional em sua originalidade, tendo os apoios da “Filhos de Bimba Escola de Capoeira” e da “Fundação Mestre Bimba”. A ABCR surgiu da necessidade de um maior apoio aos capoeiristas interessados na obra do Mestre Bimba, vendo a capoeira de uma forma cada vez mais crescente e preocupada em preservá-la. Professor Caverna atualmente é um dos principais responsáveis pela preservação da capoeira de Mestre Bimba no Estado de São Paulo.



Mestre Ananias

Em plena atividade na cultura, Mestre Ananias, nascido em 1924 é rebento de São Felix, cidade que faz divisa com o município de Cachoeira. Convivendo desde pequeno com manifestações culturais como a Capoeira, o Candomblé e o Samba de Roda, Mestre Ananias hoje nos ensina que estas tradições, apesar de distintas entre si, fazem parte de uma mesma cultura proveniente do afro Recôncavo. Canjiquinha foi quem o formou na capoeira, ainda na Bahia, treinou também com Mestre Pastinha e Mestre Waldemar. Em 1953, Ananias vem para São Paulo fazer uma série de apresentações no sul e sudeste. Sendo um dos primeiros capoeiristas a se estabelecer na terra da garoa, foi um dos organizadores da Roda de Capoeira na Praça da República esta que significa o encontro mais tradicional e antigo de capoeiras de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário